6ª Turma de Atualização em Previdência Complementar

Presencial

O curso de Atualização em Previdência Complementar trata-se de uma inovadora proposta, pensada especialmente para o mercado de previdência privada, voltada para gestores – diretores, membros de conselhos deliberativos, gerentes e procuradores com poderes de gestão –, bem como advogados, administradores, atuários, contadores, representantes de patrocinadores, membros de comitês de investimento e financeiro, técnicos previdenciários, profissionais do mercado financeiro, consultores e prestadores de serviços no Setor, como também membros do poder público e gestores de regimes próprios com interesse em previdência complementar. 

Além de apresentar sólidos fundamentos teóricos da Previdência Complementar, o Curso objetiva tratar de matérias atuais e práticas relacionadas ao Setor.

 

CORPO DOCENTE

Fábio Souza (coordenador) - Juiz Federal. Professor UFRJ. Mestre e doutor em Direito pela UERJ. Mestre e doutor em Sociologia em Direito pela UFF. Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Escola da Magistratura Federal da 2ª Região. Coordenador acadêmico geral do IDS América Latina. 

Lygia Avena (coordenadora) - Advogada pós-graduada em Direito Empresarial e em Administração pelo IBMEC. Especializada em Previdência Complementar pela Wharton School (EUA). Foi membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar, Coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Assuntos Jurídicos da Abrapp e Gerente Jurídica da Fundação VALIA. Foi advogada do Escritório Bocater Camargo, Costa e Silva Advogados. É professora de cursos de pós-graduação em Previdência Complementar. 

Andrea Vanzillotta - Consultora atuarial associada à HR, Coordenadora da Comissão de Entidades Fechadas do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA e membro suplente da Comissão Nacional de Atuária (CNA); Coordenadora do Comitê Técnico do IBA – Instituto Brasileiro de Atuária relativo aos Fundos de Pensão.

Arlete Nesse - É autorizada pela CVM para Administração de Carteiras e pelo ICSS para gestão de investimentos e atuação como membro em órgãos de governança em EFPC. Atua na gestão Financeira e de Investimentos do Banesprev e, previamente, coordenou o projeto de IPO da JSL e exerceu funções no Santander.

Cristina Bertinotti – Advogada no Camargo, Costa e Silva e Rodrigues  Advogados. Ex-Consultora Jurídica Adjunta da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI. Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (RJ) e pós- graduada em Fundos de Pensão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniel Ferreira Lima – Presidente e Diretor de Investimentos da Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social, ex-Portfolio Manager do Itaú Unibanco S.A, ex-Diretor de Administração e Investimentos da Odebrecht Previdência, São Paulo, Brasil. Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD).

Devanir Silva – Administrador de Empresas, Superintendente Geral da Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar Superintendente da ABRAPP, tendo sido representante da Abrapp na Organização Iberoamericana de Seguridade Social.

Flávio Martins Rodrigues – Procurador do Estado do RJ, Mestre em Direito Tributário, ex-Presidente do RioPrevidência e do ICSS, Sócio sênior do Escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva e Rodrigues  Advogados.

Geraldo de Assis Souza Junior – Contador, Doutorando em Administração, Mestre em Engenharia de Produção, membro da Comissão Técnica Nacional de Contabilidade da Abrapp.

José Edson da Cunha Junior – Ex-Secretário Adjunto de Políticas de Previdência Complementar; Consultor na Área de Previdência Complementar.

Luiz Félix de Freitas – Administrador, Pós-graduado em Gestão estratégica da tecnologia da informação, Coordenador da Comissão de Governança Corporativa do CRA RJ, Professor da UniAbrapp e de MBAs da Escola Trevisan de Negócios e do IDEAS/COPPE-UFRJ. Diretor da Kolme Desenvolvimento Empresarial.

Márcia Cristina Locachevic – Graduada em Marketing e pós- graduada em Gestão de Negócios pela FGV-SP, Gerente executiva e de Comunicação da Funcesp.

Marília Castro – Atuária, Sócia da Atuas Consultoria S/C Ltda., Membro do IBA – Instituto Brasileiro de Atuária relativo aos Fundos de Pensão, Membro do Grupo de Assessoria Atuarial da SPPC/MPS.

Patrícia Bressan Linhares Gaudenzi – Advogada Sócia do Escritório Linhares & Castro Advogados Associados; Graduada pela Universidade Mackenzie; Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP; Professora de Graduação e Pós Graduação em Direito Tributário da Faculdade Bahiana de Direito.

Ricardo Pena - Economista com pós-graduação em finanças e atuária pela Fipecafi/FEA/USP. Doutor em Demografia pela UFMG/CEDEPLAR. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 2003. Desde dez/2012, é Presidente da Funpresp-EXE - Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais do Poder Executivo.

Sérgio de Andréa Ferreira – Professor de Direito Administrativo da UERJ, ex. Curador de Fundações, Desembargador Federal Aposentado, Consultor em Previdência Complementar.

*Sujeito a alterações.

  • Módulo Prev. Complementar I - Os Regimes Previdenciários. Histórico e Aspectos Institucionais.20 horas
  • Módulo Prev. Complementar II-Previdência Complementar. O Regime de Previdência Complementar Fechado.12 horas
  • Módulo Prev. Complementar III - Organização e Estrutura das Entidades Fechadas de Previdência Comple12 horas
  • Módulo Prev. Complementar IV - Os planos previdenciários. Custeio e aspectos atuariais fundamentais.8 horas
  • Módulo Prev. Complementar IX - Comunicação Corporativa.8 horas
  • Módulo Prev. Complementar V - Fiscalização, Intervenção e Liquidação das EFPC. O Regime Disciplinar 8 horas
  • Módulo Prev. Complementar VI - O Regime de Previdência Complementar do Servidor Público.12 horas
  • Módulo Prev. Complementar VII - As Regras de investimentos nas EFPC.8 horas
  • Módulo Prev. Complementar VIII - Tributação e Aspectos Contábeis na Previdência Complementar Fechad8 horas
  • Módulo Prev. Complementar X - Governança e Gestão de Riscos nas EFPC.8 horas
  • Módulo Prev. Complementar XI - Debates Avançados. Mesas redondas e Trabalhos em Grupo.16 horas

ANDRÉA NEUBARTH CORRÊA

ANDREA VANZILLOTTA

CRISTINA BERTINOTTI

DANIEL FERREIRA LIMA

DEVANIR SILVA

FÁBIO SOUZA SILVA

FLAVIO MARTINS RODRIGUES

GERALDO DE ASSIS SOUZA JÚNIOR

JOSÉ EDSON DA CUNHA JÚNIOR

LUIZ FELIX DE FREITAS

LYGIA MARIA AVENA

MÁRCIA CRISTINA LOCACHEVIC

PATRICIA BRESSAN LINHARES GAUDENZI

RICARDO PENA

SERGIO DE ANDRÉA FERREIRA

 

CARGA HORÁRIA E ESTRUTURA PROGRAMÁTICA

Carga Horária: 120 horas

Número de encontros: 15 encontros com datas pré-fixadas

Datas previstas*:

Quinta

Sexta

 

05/04/2019

23/05/2019

24/05/2019

27/06/2019

28/06/2019

18/07/2019

19/07/2019

22/08/2019

23/08/2019

19/09/2019

20/09/2019

17/10/2019

18/10/2019

21/11/2019

22/11/2019

*Datas serão confirmadas até 30/09/18

 

Horário: de 9h às 18h (intervalos de 15minutos - manhã e tarde e pausa de 1h para o almoço)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através de provas aplicadas ao fim de cada módulo e um trabalho de conclusão de curso realizado em grupo. É necessário atingir média 7,0 para obter a aprovação do IDS América Latina e ter mínimo de 75% de presença.


LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

Sede do IDS - Rua da Assembleia, 69 - 3ºandar - Centro - Rio de Janeiro/RJ

CORPO DOCENTE*

Fábio Souza (coordenador). Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. Juiz Federal da 8a Turma Recursal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto de Direito Previdenciário da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador Acadêmico do IDS América Latina. Coordenador da Comissão dos Juizados Especiais Federais da Escola da Magistratura Federal da 2a Região.

Lygia Avena (coordenadora). Advogada pós-graduada em Direito Empresarial e em Administração pelo IBMEC. Especializada em Previdência Complementar pela Wharton School (EUA). Foi membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar, Coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Assuntos Jurídicos da Abrapp e Gerente Jurídica da Fundação VALIA. Professora de cursos de pós-graduação em Previdência Complementar. Profissional Certificada e Re- Certificada pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Membro árbitro da CAMES - Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada. Consultora Jurídica e Sócia de Avena Advogados Associados.

Andrea Vanzillotta - Consultora atuarial associada à HR, Coordenadora da Comissão de Entidades Fechadas do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA e membro suplente da Comissão Nacional de Atuária (CNA); Coordenadora do Comitê Técnico do IBA – Instituto Brasileiro de Atuária relativo aos Fundos de Pensão.

Arlete Nese - É autorizada pela CVM para Administração de Carteiras e pelo ICSS para gestão de investimentos e atuação como membro em órgãos de governança em EFPC. Foi gestora da área Financeira e de Investimentos do Banesprev e, previamente, coordenou o projeto de IPO da JSL e exerceu funções no Santander.

Cristina Bertinotti – Advogada no Camargo, Costa e Silva e Rodrigues  Advogados. Ex-Consultora Jurídica Adjunta da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI. Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (RJ) e pós- graduada em Fundos de Pensão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniel Ferreira Lima – Presidente e Diretor de Investimentos da Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social, ex-Portfolio Manager do Itaú Unibanco S.A, ex-Diretor de Administração e Investimentos da Odebrecht Previdência, São Paulo, Brasil. Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD).

Devanir Silva – Administrador de Empresas, Superintendente Geral da Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar Superintendente da ABRAPP, tendo sido representante da Abrapp na Organização Iberoamericana de Seguridade Social.

Flávio Martins Rodrigues – Procurador do Estado do RJ, Mestre em Direito Tributário, ex-Presidente do RioPrevidência e do ICSS, Sócio sênior do Escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva e Rodrigues  Advogados.

Geraldo de Assis Souza Junior – Contador, Doutorando em Administração, Mestre em Engenharia de Produção, membro da Comissão Técnica Nacional de Contabilidade da Abrapp.

José Edson da Cunha Junior – Ex-Secretário Adjunto de Políticas de Previdência Complementar; Consultor na Área de Previdência Complementar.

Luiz Félix de Freitas – Administrador, Pós-graduado em Gestão estratégica da tecnologia da informação, Coordenador da Comissão de Governança Corporativa do CRA RJ, Professor da UniAbrapp e de MBAs da Escola Trevisan de Negócios e do IDEAS/COPPE-UFRJ. Diretor da Kolme Desenvolvimento Empresarial.

Márcia Cristina Locachevic – Graduada em Marketing e pós- graduada em Gestão de Negócios pela FGV-SP, Gerente executiva e de Comunicação da Funcesp.

Marília Castro – Atuária, Sócia da Atuas Consultoria S/C Ltda., Membro do IBA – Instituto Brasileiro de Atuária relativo aos Fundos de Pensão, Membro do Grupo de Assessoria Atuarial da SPPC/MPS.

Patrícia Bressan Linhares Gaudenzi – Advogada Sócia do Escritório Linhares & Castro Advogados Associados; Graduada pela Universidade Mackenzie; Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP; Professora de Graduação e Pós Graduação em Direito Tributário da Faculdade Bahiana de Direito.

Ricardo Pena - Economista com pós-graduação em finanças e atuária pela Fipecafi/FEA/USP. Doutor em Demografia pela UFMG/CEDEPLAR. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 2003. Desde dez/2012, é Presidente da Funpresp-EXE - Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais do Poder Executivo.

Sérgio de Andréa Ferreira – Professor de Direito Administrativo da UERJ, ex. Curador de Fundações, Desembargador Federal Aposentado, Consultor em Previdência Complementar.

*Sujeito a alterações

 

Inscrições realizadas por empresa entre em contato com os e-mails:

silviamartins@idsamericalatina.com.br

bianca@idsamericalatina.com.br

Informações básicas necessárias: nome dos participantes, cpf, dados da pj.

 

O acesso ao material disponibilizado pelos professores será através da área do aluno no site do IDS.

É necessário realizar o cadastro manual de cada aluno e solicitar liberação ao suporte IDS.

DEPOIMENTOS
Fernando Cruz

Efetuei minha matrícula na pós e estou adorando!

Monica Girardi

Vcs definitivamente são um exemplo de competência e qualidade!